A Ordem Internacional das Filhas de Jó

A Ordem Internacional das Filhas de Jó é uma organização criada para moças entre onze e vinte anos que tenham parentesco maçônico. Essa ordem foi criada em Nebraska, Estados Unidos, pela senhora Ethel T. Wead Mick, no dia 20 de Outubro de 1970. As filhas de Jó tem esse nome por seguir os ensinamentos do livro de Jó, tirado da Bíblia Sagrada.
Esta ordem, ao contrário do que muitos pensam, não é uma religião. Para fazer parte dela você pode ser Católica, Protestante, Espírita, ou fazer parte de qualquer outra religião. O fundamental é que você acredite em Deus.

  • O que é um Bethel?

    O local onde as filhas de Jó se reunem se chama BETHEL, que quer dizer Local Sagrado, lugar santo. O Bethel é, normalmente, um templo maçônico, mas também pode ser uma igreja ou algum outro lugar santo.

  • Cargos e Funções

    No Bethel tem-se vinte oficiais:

    1. Honorável Rainha 2. Primeira Princesa 3. Segunda Princesa
    4. Guia 5. Dirigente de Cerimônias 6. Secretária
    7. Tesoureira 8. Capelã 9. Bibliotecária
    10. Primeira Mensageira 11. Segunda Mensageira 12. Terceira Mensageira
    13. Quarta Mensageira 14. Quinta Mensageira 15. Primeira Zeladora
    16. Segunda Zeladora 17. Guarda Interna 18. Guarda Externa
    19. Musicista 20. Porta-Bandeiras.

    Também existe, no Bethel, um grupo de adultos, denominado de Conselho Guardião, formado por maçons, mães de filhas de Jó e Filhas de Jó que já tenham alcançado a marca dos vinte e um anos.

  • As Reuniões

    As filhas de Jó devem reunir-se duas vezes por mês. Durante as reuniões elas devem trajar uma túnica branca igual as usadas nos tempos de Jó, arrodeadas por um toçal, que deve ser branco para as oficiais, e púrpura para as demais.( Veja bem, oficiais são aquelas que ocupam cargos).
    A honorável Rainha e as princesas devem ainda usar um manto púrpura e uma coroa, tendo a honorável Rainha duas pedras brancas e uma púrpura; a primeira princesa uma pedra púrpura e a segunda princesa, uma pedra branca. As demais filhas de Jó usam um diadema branco com uma fita púrpura.

  • Presença Mundial

    As filhas de Jó estão presentes em cinco países: Brasil, EUA, Canadá, Filipinas e Austrália. No Brasil existem aproximadamente trinta e sete Bethéis, localizados no Rio de janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio grande do Norte, Santa catarina e etc.
    O primeiro Bethel do Brasil foi fundado na cidade do Rio de Janeiro.



    HISTÓRICO

    A Ordem Internacional das Filhas de Jó foi fundada em 1920, na cidade de Omaha, estado de Nebraska, USA, pela Mrs. Ethel Mick, que para as Filhas de Jó, representa mãe de nossa Ordem, por isso que a chamamos carinhosamente, de Mãe Mick. E possuem como base o capítulo 42, versículo 15 do Livro de Jó da Escritura Sagrada, que diz: "Em toda Terra não se encontraram mulheres tão formosas como as Filhas de Jó e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos."As Filhas de Jó estão presentes em alguns países como: Canadá, Austrália, Estados Unidos, Filipinas, Guianas e Brasil.No Brasil está desde 1993, que foi trazida pelo Ilmo. Tio Alberto Mansur. E o 1º Bethel Brasileiro está instalado na cidade do Rio de Janeiro.O lugar das reuniões é chamado de Bethel, que significa "lugar sagrado". A Ordem Internacional das Filhas de Jó, está divida em Bethéis, ou seja, cada localidade possue um Bethel, onde são realizadas as reuniões. Muitas vezes, um Bethel se reune em um templo maçônico, assim como a Ordem Demolay. Os membros são reconhecidos pelo seus hobbys (túnicas) brancos, utilizados na época de Jó. As cores desta ordem são: branco, pureza e púrpura (roxo), significando realeza. Tem como lema:
    "A virtude é uma qualidade que grandemente honra uma mulher."
    A ordem foi desenvolvida com a finalidade da formação do caráter moral, intelectual e espiritual das jovens. Trabalhando com a oratória em público, respeito aos pais, mães e guardiões, fraternidade, amor à pátria, além da realização de trabalhos filantrópicos.
    Os trabalhos ritualísticos da Ordem Internacional das Filhas de Jó pode ser assistido por tios maçons e membros do Conselho Guardião.
    Mas, o que vem a ser o Conselho Guardião? São os conselheiros de um Bethel, por eles passam todas as decisões que as Filhas venham a tomar e aconselhando da melhor maneira, para o bem de todo o Bethel. Os membros do conselho guardião é composto por tios maçons, esposas de maçons e membros de maior idade.

    Como se tornar um membro desta Ordem?

    É necessário ser uma jovem, com idade 11 a 20 anos incompletos (19 anos), ter parentesco maçônico, podendo ser: filha, neta e sobrinha de Maçom regular. Ao completar 20 anos, a irmã torna-se Membro de Maioridade, deixando de usar o hobby (túnica) de Filha de Jó.
    Assim como as Lojas Maçônica possuem um Venerável Mestre ou o Capítulo Demolay possuem um Mestre Conselheiro, as Filhas de Jó também possuem uma Honorável Rainha, que representa a Filha mais velha de Jó, fica a seu encargo presidir todas as reuniões do Bethel. Um Bethel é composto pela Tríade, que representa as 3 filhas de Jó, composta por Honorável Rainha, 1ª e 2ª Princesas. E a linha sucessória, composta pela Tríade e mais os cargos de Guia e Dirigente de Cerimônia. Demais cargos de um Bethel:
    Secretária; Bibliotecária; Capelã;Tesoureira; 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Mensageiras; Musiscista; Guarda interna e Guarda externa; 1ª e 2ª Zeladoras; Porta-Bandeira. São 20 cargos e as demais irmãs onde ficam?? Bem, estes membros ficam no Coral do Bethel, durante sua estadia no coral, as irmãs estão se aprimorando para se tornar uma oficial, isto é, ocupar um cargo executivo.
    Cada Gestão dura em torno de 6 meses.
    História de Jó
    Jó, Modelo de Paciência "Todos os que sofrem e se sentem sós, como que abandonados por Deus, podem encontrar em Jó alento e ânimo. Ele que passou por inúmeras provas permaneceu fiel ao Pai Celestial, jamais se desesperando ou se insurgindo contra Ele. Sua confiança é inabalável, pois tendo tudo recebido do Criador, reconhece que Ele pode dispor do que quer que seja."
    Este livro termina em uma palavra que nos prova até onde nossos pedidos passam pelo perdão fraterno e a intercessão gratuita pelo próximo: "Pois Deus restabelece Jó em sua antiga situação após Ter rezado por seus amigos."
    (Autor: Pe. Marcelo M. Rossi)O Livro de Jó no capítulo 42, versículo 15 encontramos que: "Em toda a Terra não se encontraram mulheres tão justas quando as Filhas de Jó e seu pai lhes deu a sua herança dentre seus irmãos."
    Por mais que esteja desamparado e só, em meio às angústias do mundo, espelhe-se em Jó. Tentem ter a mesma confiança, sabedoria, paciência e esperança no Pai Celestial como Jó, em todos os momentos de suas vidas. Origem da Sabedoria"Mas a sabedoria, de onde sai ela? Onde está o jazigo da inteligência?
    O homem ignora o caminho dela; ninguém a encontra na terra dos vivos.
    O abismo diz: "Ela não está em mim." "Não está comigo." - diz o mar.
    Não pode ser adquirida com ouro maciço, não pode ser comprada a peso de prata.
    Não pode ser posta em balança com o ouro de Ofir, com o ônix precioso ou a safira.
    Não pode ser comparada nem ao ouro nem ao vidro, ninguém a troca por um vaso de ouro fino.
    Quanto ao coral e ao cristal, nem se fala, a sabedoria vale mais do que as pérolas.
    Não pode ser igualada ao topázio da Etiópia, não pode ser equiparada ao mais puro ouro.
    De onde vem, pois, a sabedoria? Onde está o jazigo da inteligência?
    Um véu a oculta de todos os viventes, até das aves do céu ela se esconde.
    Dizem o inferno e a morte: "Apenas ouvimos falar dela."
    Deus conhece o caminho para encontrá-la, é ele quem sabe o seu lugar,
    Porque Ele vê até os confins da terra, e enxerga tudo o que há debaixo do céu.
    Quando Ele se ocupava em pesar os ventos, e em regular a medida das águas,
    Quando fixava as leis da chuva, e traçava uma rota aos relâmpagos,
    Então a viu e a descreveu, penetrou-a e escrutou-a
    Depois disse ao homem:
    "O temor ao Senhor, eis a sabedoria; fugir do mal, eis a inteligência."
    Texto retirado do Livro de Jó: Jó28, 12-28
    Relacionamento Maçônico Essencial A Ordem internacional da "Filhas de Jó", é a única organização de moças que requer dos seus membros parentesco com um Maçom e embora não seja parte integrante da fraternidade Maçônica este pré-requisito as ligam firmemente à Maçonaria. Em geral o Livro de Jó nos ensina o otimismo maçônico."não cair em desespero e mostrar que as idéias maçônicas são imortais. Vimos estes exemplos na vida Jó, que viu crescer sua casa, sua fortuna, e também viu sua ruína, mas por sua fé inabalável, pôde observar, seu renascimento e sua reconstrução, e esta ênfase especial é dada a idéia que "Ser justo é fazer o bem" e "A virtude é uma qualidade que honra grandemente um mulher".O lugar das reuniões é chamado Bethel, que significa Lugar Sagrado e um dos requisitos da Ordem, é que os membros de um Bethel compareçam em conjunto a uma Igreja, ao menos uma vez a cada semestre. Esta organização é internacional, funcionando nos Estados Unidos da América, Alaska, Austrália, Guan, Filipinas, Brasil e Hawai.
    Ser Filha de Jó: Uma gota de orvalho que caiu na madrugada, assentou-se numa pétala de rosa e com os primeiros raios de Sol, tomou aparência de um diamante, encantando a todos com seu brilho e sua pureza. Uma outra também caiu e se misturou, coitada, com a terra. Sujou-se, enlameou-se e ficou desprezível. Alguns nem a viram, ou até viram e pisaram.
    As Filhas de Jó são como as gotas de orvalho caídas sobre a pétala de rosa que com sua simplicidade encanta o mundo. Antes éramos como a outra gota, que caiu e se misturou com a terra. Éramos apenas jovens no meio de jovens, mas que por muitas vezes não estavam no caminho certo. Mas nós fomos escolhidas para mostrar ao mundo a beleza e o compromisso de ser jovem. Todas as coisas boas da vida nascem em ambiente onde reina a calma e a harmonia. Não se conhece nada de bom que tenha suas origens plantadas na discórdia ou no ódio, mas dos corações que convivem com o amor e harmonia não se pode esperar outra coisa se não paz, que é a tranqüilidade na Ordem.
    Por isso fundamos o Bethel Mensageiras da Paz, onde temos o compromisso de semear tudo de bom que esse mundo possui. Para isso teremos que lutar. Pois sabemos que só vencem os que lutam. Vencem na vida os que a encaram com permanente otimismo. Vencem sempre os que sabem lutar sem perder a direção da vitória. Vencem aqueles que não desanimam diante das dificuldades, para os quais os obstáculos servem como degraus para a subida e a concretização de nossos objetivos. Juntas, como Filhas de Jó, formamos uma corrente positiva capaz de mostrar que é possível apesar de todas as barreiras ter um mundo melhor. Ser Filha de Jó é saber respeitar os nossos pais que tanto nos amam e nos querem bem. Ser Filha de Jó é fruto de uma conquista que devemos agradecer aos nossos estimados tios maçons que constituem uma verdadeira família. "Obrigada por poder fazer parte dela!".
    Ser Filha de Jó é sentir que há um pouco de mim em cada uma de minhas irmãs e um pouco de cada uma em mim e juntas seremos o verdadeiro exemplo de amor e união. Uma Filha de Jó deve ter orgulho em dizer: EU SOU UMA FILHA DE JÓ.
    Autora: Sheyla Woelffel de Oliveira

    Os Membros:O Bethel é composto por 20 membros oficiais, e o restante de não oficiais. São estes:Guardas Interna e Externa: cuidam da porta do lado de dentro e fora do Bethel, evitando a interrupção de profanos e verificando a elegibilidade de quem deseja assistir a uma reunião ritualística.1ª e 2ª Zeladoras: zelam pelos bens do Bethel, são responsáveis por cuidar dos símbolos que são utilizados durante a reunião.1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Mensageiras: representam os cinco mensageiros que chegaram a Jó, avisando-lhe de seus desastres e participando de seus sofrimentos e alegrias. São elas as responsáveis em apresentar e instruir as peregrinas – meninas que estão iniciando – sobre os triunfos e atribulações de Jó, e contudo sua história em si.Musicista: é responsável pela parte musical das Cerimônias, fazendo com que a harmonia seja um dos maiores alicerces. Capelã: é a responsável pelas orações. Ela passa o juramento de segredo para adultos e para as peregrinas, instruindo-as da importância da fidelidade para com a Ordem, e nunca permitindo a perda da fé em Deus. Secretária: relata detalhadamente em seu Livro de Ata tudo o que se passa durante a Cerimônia. É responsável pelas comunicações internas e externas, interligações entre Filhas de Jó, DeMolays e Tios maçons. Cuida de todas as importâncias devidas ao Bethel.Tesoureira: cuida da parte financeira do Bethel. Guia e Dirigente de Cerimônias: são responsáveis em receber e guiar os visitantes em geral, e as peregrinas na Cerimônia de Iniciação. Também atendem qualquer solicitação de membros do Bethel de acordo com as possibilidades e restrições constitucionais. Honorável Rainha, 1ª Princesa e 2ª Princesa: compõem a Tríade, os três cargos mais altos no Bethel. A Honorável Rainha traz consigo a Cornucópia da Fartura, simbolizando a Terceira Filha de Jó, "Keren Happouk", que significa o triunfo da Fé; a 1ª Princesa traz a Urna de Incenso, simbolizando a Segunda Filha de Jó, chamada "Kétzia", que significa Fé; a 2ª Princesa traz a Pomba Branca, representando a primeira Filha de Jó, "Jemima", cujo nome significa pureza. Porta-Bandeira: pode ser um membro oficial ou não, é responsável por apresentar, guardar e zelar pela Bandeira da Ordem. Coral: é composto pelas Filhas de Jó não oficiais, que podem ocupar qualquer cargo que esteja em aberto conforme a necessidade do dia da reunião. O Conselho Guardião: O Conselho Guardião é composto de Tios maçons, suas esposas, mães e pais de Filhas de Jó, e Membros de Maioridade da Ordem. Sua função é auxiliar nos trabalhos e direcioná-los, junto às meninas, rumo ao melhor caminho. Tem o dever de apoiar os membros e participar de todos os eventos e trabalhos ligados à área administrativa, constitucional e ritualística do Bethel, sem interferir nos mesmos. A Gestão: Cada Gestão dura em torno de seis meses, podendo ser de um ano caso o Bethel seja recém instalado. Assim, todos os membros do Bethel têm a oportunidade de ocupar diferentes cargos e aprender novos trabalhos. Os Símbolos: O Lírio do Vale é um dos símbolos da Ordem, que representa a humildade e uma vida límpida. A Bandeira é composta das cores branca e púrpura, que simbolizam os mais altos ideais da vida. O Emblema da Ordem é o Triângulo com as três Filhas de Jó e seus respectivos símbolos acima citados, também com as cores branca e púrpura. Como se tornar um membro desta Ordem? É necessário ser uma jovem do sexo feminino, com idade 11 a 20 anos incompletos (19 anos), ter parentesco maçônico, podendo ser: filha, neta, sobrinha ou afilhada de um maçom regular. Ao completar 20 anos, a irmã torna-se Membro de Maioridade, deixando de usar o hobby (túnica) de Filha de Jó.

    PÁGINA DA ORDEM: http://www.filhasjovalenca.hpg.ig.com.br